Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Isopor e copo descartável em acetona

          Isopor é um polímero resultante da polimerização do monômero estireno, daí o nome poliestireno que, à temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Pode-se dizer que se trata de uma resina do grupo dos termoplásticos, que é flexível e moldável sob a ação do calor. A leveza do isopor é justificada pele composição: mais de 90% de ar.
          A acetona, uma produto apolar, é um dos solventes do poliestireno, que também é apolar. O que se observa quando se mergulha isopor ou copo plástico em acetona (poderia ser também gasolina) é a efervescência, causada pela liberação de alta quantidade de gás carbônico.
          Depois que a dissolução do isopor,  ou qualquer utensílio de poliestireno, ocorre o que resta é uma pasta muito parecida com a cola de isopor ( líquido composto por álcool e acetato de polivinila), que também é solvente do isopor. Abaixo, temos placas de isopor.
          Nesta Quarta-Feira, dia 03 de Abril, os bolsistas do PIBID 2011 de Química, decidiram levar tal experiência para os alunos da E. E. F. M. Professora Carmosina Ferreira Gomes. As respostas dos alunos a tal experimento revelaram interesse e curiosidade.
          Ficou para os alunos a curiosidade de que não é adequado armazenar acetona em recipientes de poliestireno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário