Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de abril de 2013

"AAS" (Ácido Acetilsalicílico) e o Metanol se encontram

 As charges podem nos ensinar Química de uma forma mais divertida. Que tal refletir sobre essas duas substâncias orgânicas?


METANOL:
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico com fórmula Química CH3OH. Líquido, inflamável, possui chama invisível, fundindo-se a cerca de -98 °C. Tóxico.Os sintomas da exposição incluem dor de cabeça, náusea, vômito, cegueira, coma e até a morte. Irritante aos olhos.

ÁCIDO ACETILSALICÍLICO:
O ácido acetilsalicílico (em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool etílico e solúvel no éter.
Comprimido "AAS"
Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina. O seu nome foi obtido da seguinte maneira: A vem de acetil; Spir se refere a Spiraea ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico); e o in era um sufixo utilizado na época, formando o nome Aspirin, que depois foi aportuguesado para Aspirina. Em alguns países, Aspirina é ainda nome comercial registrado, propriedade dos laboratórios farmacêuticos da Bayer para o composto ácido acetilsalicílico.
É o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo. Em 1999 a Aspirina completou 100 anos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte do texto: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário