Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Capacete com nitrato de amônio

Uma tecnologia desenvolvida na Inglaterra pode ajudar a salvar vidas nos acidentes de moto. Quem tem cabeça sabe que não se trata de um mero acessório. No lazer, no trabalho ou nos esportes de velocidade, o capacete é um indispensável item de segurança. Ajuda a evitar maiores danos em caso de acidente.
Agora esse importante equipamento ganha mais um reforço: um sistema para manter a cabeça resfriada depois de uma forte pancada.
 
Por fora é um capacete como qualquer outro. O segredo está dentro dele, embaixo da forração. Uma embalagem que contém água e outra com nitrato de amônio  (NH4NO3). Na hora do acidente, por conta do impacto, o saquinho arrebenta, a água entra em contato com o nitrato de amônio e provoca uma reação química, que instantaneamente faz baixar a temperatura interna. Fica ao redor de zero grau. A reação que ocorre seria esta:
 
NH4NO3 + H2O → NH4+(aq) + NO3-(aq)         ∆H = +26,2 kJ/mol
 
A reação acima representa um processo endotérmico, ou seja, esta reação absorve calor do ambiente na hora de sua dissolução em água. Por isso, a sensação que o acidentado sentiria seria de frio intenso. Esse sal (NH4NO3), já é usado por atletas de elite que precisam de compressas frias para resolver problemas musculares. Sabe-se que a adição de 30 g desse sal em 100 mL de água, faz com que a temperatura diminua de 20ºC para 0º C.
 
O centro de inovações da Universidade de Brighton, no sul da Inglaterra, analisou o que acontece com o cérebro depois de levar uma pancada. A temperatura da cabeça aumenta. Quando passa de 42ºC, pode ser fatal. O objetivo da refrigeração instantânea é manter a temperatura normal do cérebro, pouco acima de 37ºC.
 
O inventor do sistema explica que o nitrato de amônio (NH4NO3), misturado com água, forma uma espécie de capa sobre a cabeça, dentro do capacete.
 
A refrigeração, segundo ele, chega a durar 45 minutos, tempo suficiente para que o acidentado seja socorrido.

Fonte: http://www.agracadaquimica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário